Beleza

Como assumir os cachos: segredos de mulheres reais para largar o alisamento

Assumir os fios crespos tem sido uma tendência entre famosas e também surge como novidade entre as anônimas, que cada vez mais buscam a liberdade de lidar com os fios originais para abandonar a escravidão dos alisamentos. Porém, a verdade é que esse processo não é tão simples e, para conseguir seguir esse caminho, muitas vezes é preciso um empurrãozinho. Para te estimular a criar coragem e também ensinar a lidar melhor com seus cabelos naturais - que você, provavelmente, mal conhece -, nós reunimos depoimentos de famosas e anônimas que revelaram seus grandes segredos e mais algumas dicas de profissionais.
Um exemplo é a atleta de futebol feminino Allini Calandrini, que fez escova dos 13 aos 25 anos, assumiu os fios naturais e conta que o processo foi difícil. "Eu nem sabia como era meu cabelo natural. Quando eu era criança ele vivia preso, então foi um desafio, um 'quero te conhecer'", lembra. 

Para tirar toda a química, Allini foi cortando aos poucos e hidratando muito, além de pesquisar e buscar ajuda de profissionais para encontrar o jeito e o ponto certo do cabelo. "Faço hidratação semanal e cauterização a cada 15 dias. E não penteio, só passo os dedos no banho para a maciar. Quando enxugo, não estico. Me sinto mais 'tchan' com o cabelo volumoso, fora os benefícios de não ter química nem resíduos", diz. Mesmo assumindo que o cabelo atual dá mais trabalho, ela acredita que vale mais a pena. 

Famosas com cabelos crespos

Entre as famosas, Taís Araújo adora exibir seus fios crespos. Em cena, ela está sempre mudando o estilo do cabelo de acordo com o que os personagens pedem e, por isso, já teve os fios bem lisos ou crespos. Mas, no dia a dia, a atriz sempre prefere usar o estilo natural.

A apresentadora Pathy Dejesus é outra camaleoa, que usa tanto os fios crespos, como lisos ou com ondas feitas no babyliss. É que ela, embora não tenha nenhum problema com os cabelos naturais, gosta de ter a liberdade de usá-los lisos quando quiser, sem ser escrava de um padrão. Tudo depende de como ela se sente melhor no dia. 

Mudanças radicais

Em alguns casos, as mulheres passam por mudanças radicais para se livrarem da química. Foi o que fez a editora Carolina Alcântara. "Tirar todo aquele cabelo alisado, sem elasticidade, espigado, quebrado e sem vida foi um alívio, uma sensação de liberdade inexplicável", conta.
Atualmente Carolina cuida dos fios com leave-in, que usa diariamente, junto com shampoos e condicionadores específicos para cabelos cacheados. "Uso D-Pantenol e Glicerina, misturando as substâncias puras nos produtos de uso diário. Hidrata muito! Também uso óleos vegetais 100% naturais, compro tudo pela internet", indica.

Dicas de profissionais

"Quem fez química por muito tempo para alisar, geralmente terá que deixar o cabelo crescer e, simultaneamente, investir em tratamentos como hidratações, máscaras e cortes regulares", orienta Lúcia Santana, coordenadora das cabeleireiras do Beleza Natural. "O  cabelo  cacheado  é mais  sensível, mas, se recebe as hidratações semanais  corretamente,  tem um corte bem feito e regular, é muito bem controlado, fácil de lidar", garante Lúcia.
Responsável pelo cabelo de Carolina, o hairtstylist Jonas Paulo, do salão Retrô, diz que não é obrigatório raspar, mas isso elimina um grande tempo de paciência e dificuldades da transição que é muito difícil. "Várias mulheres não conseguem e voltam a alisar por julgar mais fácil o cuidado", diz.
Para os cuidados, a dica de Jonas Paulo é uma boa máscara uma vez por semana, já que os cabelos cacheados e crespos já são secos por natureza, necessitando assim de uma devolução constante de umidade e nutrientes.

5 erros ao passar blush que te deixam parecendo palhaço

O blush dá aquele ar natural de saúde e vitalidade, além de iluminar o rosto e destacar a beleza natural, por isso é indispensável na nécessaire de maquiagem. No entanto, é importante saber utilizá-lo de forma adequada para não correr o risco de obter justamente o resultado contrário e acabar com um visual artificial e exagerado. Veja quais são cinco erros que você não pode cometer ao aplicar blush e como driblá-los.

Como usar blush: 5 erros que você precisa evitar


Passar blush muito acima ou abaixo das maçãs do rosto

Aplicar o blush muito abaixo das maçãs do rosto vai deixar sua expressão pesada e puxada para baixo, enquanto aplica-lo muito acima vai criar um efeito muito artificial. Uma boa dica para passar blush corretamente é sorrir em frente ao espalho e espalhar o produto na região das bochechas que ficam mais altas.


Usar blush no tom errado

Cada tom de pele combina melhor e ganha uma maquiagem mais natural com cores de blush diferente. Quem tem a pele branca pode investir nos blushes pêssego ou rosado, a pele morena combina mais com tons terrosos e as mulheres negras podem apostar em tons de vinho e marrom.


Não espalhar bem

Deixar o pigmento concentrado em um só ponto vai render aquele ar de “palhaço” que ninguém quer. Para evitar, a dica é espalhar bem o produto com um pincel, esfumando o produto com movimentos de vai-vem.


Usar o pincel errado

Os pincéis de blush têm formato e espessura específicos para espalhar melhor o produto e dar um acabamento mais natural, por isso, utilize-os sempre. Pinceis para outros tipos de maquiagem podem acabar deixando o pigmento concentrado e muito marcado na pele.


Exagerar na aplicação

Um dos grandes pecados ao passar blush é exagerar e acabar com aquele efeito de “chinelada”. O objetivo do produto é dar um ar de saúde e vitalidade natural ao rosto e pesar a mão nele cria um efeito muito artificial e nada agradável. Aplique o blush aos poucos, sem colocar muito pigmento no pincel, até chegar à intensidade adequada.

Hidratação para cabelo seco, oleoso e normal: um tipo para cada fio

Hidratar os cabelos é essencial para que as madeixas cresçam bonitas, saudáveis e fortes. Mas, ao invés de passar o primeiro creme que aparecer na sua frente, adote os cuidados específicos para o seu tipo de fio.
Hidratação para cabelos com química e secos 
O fio nessa situação fica poroso e precisa de água e óleo para recuperar a saúde. Para repor essas substâncias, a recomendação da técnica de beleza Marília Kikuchi, da Condor, é fazer máscaras de hidratação com queratina e aminoácidos, que hidratam profundamente. Faça uma vez por semana.

Hidratação para cabelos oleosos


Hidratar os cabelos da maneira certa deixa os fios mais macios.
Oleosidade não é sinônimo de hidratação e, por isso, cabelos oleosos também precisam de hidratação. A recomendação da especialista é fazer uma assepsia do couro cabeludo, com argila, por exemplo, para retirar o excesso de oleosidade e só depois hidratar os fios. “Esse tipo de fio pode ser hidratado a cada 20 dias, com cremes mais leves para não estimular mais a oleosidade”, recomenda.

Hidratação para cabelos normais 

Sem nenhum tipo de química, eles suportam um período maior entre uma hidratação e outra. “Recomendo para esse tipo de cabelo as ampolas instantâneas que devolvem o brilho e os torna sedosos e maleáveis rapidamente”, conta Marília. Faça a hidratação caseira em intervalos de 20 a 30 dias.

Hidratação para cabelos muito ressecados

Se, depois de avaliar a situação da fibra capilar, o profissional constatar que seu cabelo está muito ressecado, será necessário associar outro processo à hidratação para conseguir reconstruir o fio, como uma cauterização, por exemplo. “Em alguns casos, é necessário fazer várias hidratações até conseguir a maciez desejada”, explica Marília Kikuchi.

Cabelo cai mais no outono: 7 dicas para se livrar do problema

As folhas amarelas caídas nas calçadas indicam uma coisa: o outono está chegando! Mas você sabia que não são apenas folhas que tendem a cair nessa nova estação do ano? O cabelo também cai e pode ser muito prejudicado durante essa época. O motivo que faz os fios ficarem mais propensos a cair durante o outono deve-se ao fato de não receber tanta luminosidade do sol, como acontece no verão. O resultado disso? Uma raiz mais enfraquecida, que pode causar a quebra e até mesmo a queda dos fios. Os cabeleireiros Maurício e Roberto Martins, do Salão dos Gêmeos (RJ), ensinaram como manter os fios bonitos e hidratados durante o outono.   

Como evitar a queda de cabelo

A mudança de temperatura atinge os fios e, por isso, eles necessitam de cuidados especiais para não acabar caindo aos montes.  Os especialistas deram cinco dicas valiosas para evitar o problema:
  • Não lave os cabelos todos os dias.
  • A exposição ao sol ajuda no fortalecimento dos fios. Tente fazer isso todos os dias!
  • Evite prender o cabelo. Isso desgasta o couro cabeludo.
  • Usar bonés e chapéus de forma excessiva não é legal, pois causam o abafamento do couro cabeludo.
  • Use produtos destinados ao seu tipo de cabelo.
Os cuidados não param por aí. Para as mulheres que não abandonam o secador, os cabeleireiros lembram que é importante redobrar os cuidados nesta hora e garantem que o uso de um produto termoativo é essencial em todas as estações do ano. Além de ajudar na hidratação dos fios, também tem o poder de protegê-los contra o calor dos secadores e chapinhas. 

  • Mantenha sempre o secador a um palmo da cabeça e nunca deixe o jato por muito tempo em uma única mecha.
  • Só use a prancha quando o cabelo estiver totalmente seco. Certifique-se de que não deixou nenhuma mecha molhada. 
Para deixar as madeixas ainda mais saudáveis, uma hidratação por semana — mesmo caseira — é fundamental.

Qual depilação dura mais? Saiba em quanto tempo o pelo cresce em cada método

A depilação é apenas uma das preocupações da mulher para se sentir bonita e, ao mesmo tempo, manter a higiene em ordem. Mas você já parou para pensar qual processo depilatório é o mais vantajoso, levando em consideração a duração do método? A especialista em Fotodepilação, Camila Torlai, comentou quanto tempo o pelo demora para crescer nos diferentes tipos de depilação.
Depilação com lâmina 
A lâmina é aliada da maioria das mulheres, mas para usar corretamente é preciso muito cuidado. Apesar do risco de causar irritações na pele, é a maneira menos duradoura que existe para depilação. Normalmente, o pelo volta a crescer de 1 a 7 dias após o uso. Na maioria dos casos, é possível ver os pelinhos já no segundo dia. No entanto, a praticidade é o que torna as afiadas lâminas, item obrigatório na casa de todas as mulheres.

Depilação com cera 

A cera proporciona um resultado que varia de 15 a 25 dias, dependendo da genética de cada uma. Ela remove os pelos pela raiz, porém não elimina as células germinativas, fazendo que o pelo volte a crescer após um tempo. O ponto negativo fica por conta da agressividade com a pele, provocada pelas altas temperaturas, no caso da cera quente. 

Cremes depilatórios 

Os cremes agem exatamente como a lâmina e não elimina o mal pela raiz. Muitas mulheres optam pelos tubinhos por ter alergia às lâminas e, claro, a enorme praticidade: é só passar, esperar, retirar o produto e pronto. Parece mágico. No entanto, após 1 semana os pelinhos começam aparecer novamente.

Fotodepilação 

Também conhecida como Luz Intensa Pulsada (IPL), o método tem por fim a destruição do pelo através da luz. Camila explica que o que diferencia a fotodepilação do laser são as características técnicas. “A IPL consegue atingir várias profundidades do pelo e, ao mesmo tempo, ter a versatilidade de trabalhar com vários tons de pele”, informa. Além disso, o tratamento é indolor.
Já o laser é um tratamento um pouco mais agressivo para a pele, além de não conseguir tratar todos os tons de pele e tipos de pelo. Os objetivos, ainda segundo a especialista da rede D’pil, são os mesmos: atingir as células germinativas do pelo e, consequentemente, destruí-los. Diz ainda que ambos os métodos precisam ter feitos com profissionais qualificados e é preciso seguir à risca todas as recomendações ao longo do tratamento.
Apesar dos cuidados exigidos, são os processos mais duradouros que existem. Após o fim do tratamento, que dura em média 8 sessões,  é necessário realizar a manutenção, que costuma ser feita de 1 a 2 vezes por ano, dependendo do corpo da mulher. 

0 comentários:

Postar um comentário

moda e beleza